Header Ads

[Review] Kingdom Rush Frontier (Multi) vai fazer seu cérebro chegar no limite

Coloque suas estratégias a prova neste tower defense frenético.


Para quem é fã de games do gênero tower defense, não é nenhuma novidade que a Ironhide Game Studio tenha feito um excelente trabalho com o primeiro título da série Kingdom Rush. Para aqueles que não estão por dentro do mundo das defesas estratégicas, eu lhes apresento um dos melhores jogos do gênero, senão o melhor. Frontier herdou tudo o que o seu antecessor tinha de bom e mais um pouco.

Do deserto ao submundo

Em Kingdom Rush Frontier você assume o papel de Defensor de Linirea — Linirea é o nome do reino onde as aventuras da série se passam —, sua missão é comandar as tropas, estrategicamente, para impedir que o Forte Ancestral de Marteleza seja saqueado por tribos nômades do deserto.

O problema é que o ataque dos nômades era apenas uma distração para que o feiticeiro Lorde Malagar roubasse o artefato conhecido como Martelo das Eras. Temendo pelo fim de Linirea, sua nova missão é caçar o feiticeiro larápio por desertos, ilhas, florestas e até mesmo no submundo, a fim de retornar o artefato para Marteleza antes que o pior aconteça.

A história nos é contada por meio de páginas de HQ e cada fase possui um prólogo que narra os acontecimentos daquele lugar. Apesar da ausência de cinemáticas mais trabalhadas, o material apresentando cumpre bem seu papel, ainda mais com o game localizado para o Brasil, então se você tem dificuldades com o idioma inglês, não há com o que se preocupar.


Flecha, espadada e bomba

Ao iniciar o game nós contamos com apenas quatro tipos de construções defensivas, que chamaremos de torres, são elas: arqueiros, soldados, magos e canhão. Cada uma dessas construções possuem vantagens e desvantagens contra determinados tipos de inimigos. Entender como cada uma das torres funcionam será seu primeiro objetivo ingame, pois somente assim você fará frente ao inimigo.

Conforme avançamos as fases, as torres básicas poderão ser aperfeiçoadas em até quatro níveis, sendo que o quarto nível nos abre um leque de mais duas opções. Ao todo são doze torres diferentes, desde quartéis de assassinos, como em Assassin’s Creed, até máquinas de terremoto e mechas de batalha.

As torres precisam de ouro para serem construídas, quanto maior o nível da torre, mais caro ela irá custar. O único meio de conseguir esse metal precioso é matando hordas de inimigos, que também influenciam na aquisição do dinheiro: quanto mais forte o inimigo, maior será sua recompensa.



Há também uma opção chamada Melhorias, no qual pode-se aperfeiçoar as torres com bônus passivos através de estrelas — ganha-as ao se completar as fases. Cada torre possui cinco melhorias disponíveis, com seu custo variando entre uma a três estrelas. As melhorias são essenciais para a progressão no game, podendo ser restaurada a qualquer momento para se adequar às suas necessidades.

Apesar do primeiro momento ficarmos perdidos com tantas opções de torres, há fases em que apenas um ou duas são suficientes para vencer os desafios, fazendo com que a liberdade de escolha se esvaia por completo. Em contrapartida, há fases que situações inusitadas nos pegam de surpresa e nos fazem repensar toda nossa estratégia.



Eu escolho você, herói!

Além de soldados, arqueiros, magos e anões, que são os responsáveis por operar os canhões, você conta com a presença de um herói, de um total de 16, no campo de batalha. Cada herói possui poderes e habilidades únicas e sua escolha vai depender exclusivamente do seu estilo de jogo.

Os heróis são liberados conforme progredimos na campanha, e após desbloqueados, podemos jogar com eles em qualquer fase. Semelhante a opção Melhorias, os heróis também possuem aperfeiçoamentos e habilidades especiais. Esses últimos são comprados com ouro, que é adquirido quando o heróis sobe de level.

O grande problema é que cada herói possui progressão individual, então você terá que re-jogar várias fases para poder maximizar todos os 16, ou pelo menos seus favoritos, algo meio frustrante, diga-se de passagem.


Você não está preparado

Há quem diga que jogos do tipo tower defense são tediosos. Bem, acredito que essas pessoas nunca jogaram Kingdom Rush Frontier. São mais de 40 tipos de inimigos, cada um com habilidades próprias e uma estratégia diferente para combatê-los. Alguns são lentos e resistentes, outros são velozes e tem até aqueles que ficam escondidos. Outros são voadores e passam por cima da infantaria.

Se já não bastasse as hordas de inimigos, o próprio mapa da fase possui perigos naturais que você terá de lidar para que suas tropas não se percam no caminho rumo a vitória. Vermes gigantes, areia movediça e plantas carnívoras são só o começo.

E o que seria de um game sem os famosos chefões? Em Kingdom Rush eles existem e são capazes de acabar com toda a sua estratégia num simples estalar de dedos, literalmente. Ao contrário de outros games que possuem fases exclusivas para o combate contra os chefões, aqui eles surgem no final da fase e você não tem tempo nem para respirar, se suas defesas não estiverem apropriadas, não sobra pedra sobre pedra.

Todos os elementos do game possuem traços cartunescos — incluindo o sangue —, e são muito bem animados. Quando o embate acontece no campo de batalha, é algo bonito de se admirar. A trilha sonora e os efeitos especiais são agradáveis e se encaixam perfeitamente com o que acontecendo na tela, é possível distinguir, pelo som, tudo o que ocorre no meio da muvuca.


Difícil para aprender e dominar

Este não é um jogo fácil, até sua dificuldade mais fácil apresenta desafios para aqueles que não estão acostumados com os games do tipo tower defense ou mesmo a série Kingdom Rush. O único tutorial do game, que aparece no início da primeira fase, apenas apresenta o conceito básico do jogo e, dali para frente, a aprendizagem dependerá de você.

Deixando a dificuldade de lado, o jogo possui gráficos e trilha sonora agradabilíssimos, muitas referências à cultura pop e um toque de bom humor. É um game que nos faz pôr a cuca para funcionar, porém, seu fator replay é mínimo depois de conseguir vencer todos os desafios, se você conseguir, é claro.

Kingdom Rush Frontier não deve nada a seu antecessor, é um tower defense que irá agradar todos os fãs do gênero e até despertar o interesse daqueles que nunca tiveram contato com o subgênero.

Qualidades:

  • Gráficos cartunescos; 
  • Trilha sonora agradável;
  • Grande variedade de torres e inimigos;

Defeitos:

  • Não favorece o replay.

Kingdom Rush Frontier — PC/Android/iOS — Nota: 8.5

Revisão: Manoel Siqueira

* Este texto foi produzido a partir de uma chave cedida pela assessoria de imprensa para a versão de PC.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.