Header Ads

[Review] Night Trap - 25th Anniversary Edition (Multi) traz a nostalgia da galhofa em HD

Screaming Villains remasteriza e atinge em cheio novos e velhos fãs de Full Motion Videogames.


Night Trap (Multi) é um jogo tão controverso, cheio de mitos e lendas em cima de sua história Desde sua criação até os dias atuais, é difícil de acreditar que, além de sobreviver ao tempo, ganhou ainda mais adeptos por conta de sua bizarrice do que por si mesmo.

Motivos de existir

Em 1987, Dana Plato, que trabalhou na série do pequeno Arnold como a personagem Kimberly Drummond, foi contratada para participar de um dos primeiros projetos de FMV (Full Motion Videogame). Inicialmente, seria apenas uma demo sobre uma cena de crime, mas acabou se tornando um game completo, além de ser também motivo para a criação do ESRB, órgão de censura que decide a idade mínima para o público poder consumir cada jogo lançado mundo afora.

Mas, afinal, o que este jogo trazia de tão polêmico? Qual a real importância dele no mundo atual?


Atriz de sucesso controverso

A atriz nunca conseguiu deixar de ser apenas uma coadjuvante, o que, de certa forma, a frustrava. Aliás, sua história de vida é bem parecida com a de uma certa personagem jovem da série BoJack Horseman.

Quando a Hasbro se uniu as pessoas ligadas a Atari, planejaram criar um novo hardware que usaria uma espécie de cartucho/VHS, chamado Control-Vision ou NEMO, como teria sido chamado se realmente fosse lançado. Após trancos e barrancos, Dana Plato conseguiu ser uma das atrizes pioneiras em filmagens de jogos no estilo FMV e sua carreira voltou a evoluir.

O game ficou mundialmente conhecido graças as suas críticas e atraiu muita controvérsia, principalmente com relação a cena em que ela morre vestida de camisola, considerada cômica por sua falta de realismo, remetendo aos vários filmes B da época. Apesar de tudo, hoje o título é reconhecido como pioneiro da categoria e, por conta deste sucesso nos videogames, a carreira da atriz tomou um novo rumo, trazendo-a de volta o sucesso à sua vida profissional.

NEMO, o console nunca lançado

O console da Hasbro, o NEMO, acabou não sendo lançado, e Night Trap (filmado em 1987), acabou sendo lançado para o SegaCD em 1992 com algumas modificações na Intro, cenas iniciais e cena de game over, e foi considerava a versão de qualidade inferior de vídeo.

O jogo teve uma nova versão para Sega CD 32X dividida em 2 discos, em 1993, juntamente com a versão de 3DO (esta considerada a versão de melhor qualidade de imagem até então), e em 1994, uma versão para PC.

Neste ano de 2017, recebemos um especial de 25 anos, lançado para os consoles da nova geração, que conta com algumas melhorias, acréscimo de extras e um modo novo de jogo. Aliado a isso, um lançamento especial em mídia física com um número limitado de cópias.

Uma história simples, meio galhofa

A história ainda é bem simples: um grupo de garotas adolescentes se unem para uma festa do pijama, sem saber que a família dona da casa tem uma estranha parceria com os Augers, uma espécie de vampiros vestidos de ninjas, que precisam de ajuda de armas para retirar sangue de humanos para se alimentarem posteriormente.

Uma agente infiltrada da S.C.A.T. (Special control Attack Team) ou, na versão de SegaCD, Sega Control Attack Team  está nesta reunião festiva, e  você é o escolhido para monitorar as câmeras e acionar as armadilhas da casa para salvar a vida deste grupo de jovens que estão lá apenas para se divertir.

Com isso o jogo trouxe um estilo inovador, sendo praticamente um filme onde você controla os acontecimentos até chegar ao final, seja ele bom ou ruim.

Controlando a situação

Os controles são simples, fáceis de aprender, mas, podem causar certa confusão. Podendo ser confuso decifrar o funcionamento e a ativação das armadilhas, pois há um momento preciso para apertar o botão, senão a armadilha não funciona. Além disso,  você depende do sistema de segurança da casa, comandado por diferença de cores para cada momento.

De novidades, temos além das cenas deletadas do início utilizadas no lugar das versões de SegaCD e 3DO, ainda temos o modo Survivor, no qual você precisa capturar o máximo de Augers que puder.

Você poderá finalizar o jogo de formas diferentes para liberar documentário, cenas do julgamento no senado norte-americano, vídeos sobre a criação da ESRB, testes do NEMO por executivos, e entrevista feitas com o diretor e co-roteirista das filmagens, no qual são exibidos segredos e curiosidades sobre o projeto.

O jogo pode ser visto em inglês ou no idioma francês (cenas iniciais em inglês com legenda em francês, e cenas do jogo em si, dubladas em francês).

As imagens foram remasterizadas, mas mantidas no padrão de "formato quadrado", com a resolução  640x480, como nas câmeras de segurança e televisores da época. Os ícones das câmeras também podem ser personalizados, podendo se optar pelos originais (surpresa ao mudar de câmera) ou revamp, cujas miniaturas exibe, em tempo real.

 Por fim, também é possível customizar os layouts, podendo-se optar pelo originais de 1992, 1993, 1994 e 2017, caso queira ter opção de modos de tela diferentes, seja por nostalgia, ou por curiosidade.

Sua trilha sonora continua a mesma, e também foi remasterizada, contando com uma música de suspense vibrante e um  tema ao melhor estilo adolescentes dos filmes de verão no anos 80.

Maldição e Sucesso

Tragicamente, poucos anos depois do lançamento original, em 1999, Dana Plato faleceu de overdose de Vicodin, sendo mais lembrada pelos filmes eróticos que fez no final da carreira, e por Night Trap que voltou a chamar atenção  graças a moda retrô, e principalmente com o lançamento do especial de 25 anos para os consoles da geração atual, que bateu recorde de velocidade em venda de uma Edição Limitada ( literalmente menos de 3 segundos de seu lançamento). Hoje, muita gente que sequer conhecia a série ou mesmo quem é Dana Plato, tem acesso ao jogo e à sua história, fazendo com que  hoje ela tenha o sucesso que não obteve em vida.

O jogo é divertido, tem  plot simples e meio galhofa, mas, vinga com sua quantidade de extras e pelo seu estilo de suspense que desafia a rapidez de pensamento e escolhas do jogador. Trilha sonora é marcante, personagens são exóticos, e efeitos especiais que remetem aos anos 80 em séries de TV de comédia familiar, mas com piadas mais adultas.


Qualidades:

  • Controles fáceis de aprender;
  • Desafiador;
  • Imagens remasterizadas;
  • Extras (documentários, modo Survivor, etc).

Defeitos:

  • Difícil para novatos;
  • Não está localizado;
  • Controles difíceis de se acostumar.


Night Trap 25th Anniversary Edition – PS4/PC/XBO - Nota: 6,0

Revisão: Ailton Bueno

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.