Header Ads

[DeLíCia Review] Dead by Daylight: A Nightmare on Elm Street

Conheça Freddy Krueger, o mais novo e controverso personagem do multiplayer da Behaviour Digital.


A Nightmare on Elm Street é sétimo capítulo do jogo Dead by Daylight, um novo DLC um assassino, um sobrevivente e um mapa totalmente inéditos. Como o próprio título sugere, o novo Slasher é nada mais, nada menos do que Freddy Krueger, um dos maiores ícones do terror dos anos 80, a era de ouro dos filmes desse subgênero. Ao lado de Leatherface e Michael Mayers, que já são personagens jogáveis em Dead by Daylight, Freddy, foi, com certeza, a melhor escolha possível para o game. O personagem esteve presente em um reboot cinematográfico em 2010, além de ter participado de um confronto inesquecível contra Jason Voorhees em 2003 e ser um dos personagens jogáveis de Mortal Kombat Komplete Edition (Multi).

A escolha do sobrevivente, no entanto, foi bastante infeliz. Ao invés de se optar por Nancy Thompson, personagem esteve presente em quase todas as adaptações cinematográficas da série, escolheram o jovem Quentin Smith, estudante colegial que marcou presença exclusivamente no último filme mais recente da série.

Isso, com certeza, decepcionará os fãs da velha guarda do personagem, mas, ao mesmo tempo, pode atrair o público mais jovem, que talvez nunca tenha tido contato com os filmes antigos.

Ao contrário do garoto, todavia, optar pela Badham Preschool como cenário foi uma ótima ideia. O local tem grande importância tanto para a série cinematográfica quanto para o personagem, pois foi onde Krueger trabalhava quando ainda estava vivo e toda história envolvendo sua origem como assassino ocorreu. Em outras palavras, imagino que por ter relação direta com a origem do personagem, essa escolha agradará a todos.


Gonna get you

Antes de começar a explorar mais a fundo o conteúdo desta nova DLC, é importante dar, pelo menos, uma breve explicação geral sobre como o jogo funciona.

Dead by Daylight é um jogo de horror multiplayer quatro contra um (4x1) - no qual um dos jogadores assume o papel do Slasher, enquanto os demais jogam como Sobreviventes, tentando fugir para não serem apanhados, torturados e, por fim, mortos.

A princípio, a coisa pode parecer muito simples, mas não é. Escapar do assassino sem ser pego é mais do que simplesmente correr ou se esconder, exige que os membros da equipe trabalhem juntos para consertar quatro dos diversos geradores espalhados pelo mapa, que é um dos únicos modos de sair com vida de uma partida.

Essa ação se desenvolve mecanicamente na forma de um mini-game, que exige atenção e respostas rápidas por parte do jogador, aumentando ainda mais a tensão durante as partidas. Caso este seja mal sucedido, resultará em uma explosão que chamará a atenção de todos os jogadores, incluindo o slasher. Isso aumenta ainda mais a tensão durante as partidas, pois não basta ser perseguido por um serial killer, mas tem que ter a frieza de reparar devidamente o apetrecho. No entanto, não se preocupe, pois é possível enfraquecer seu adversário purificando totens, que também estão distribuídos pelo cenário.

Para piorar a situação, os principais elementos que compõem as fases são gerados proceduralmente, todos os jogadores são escolhidos aleatoriamente, logo, teoricamente, eles não se conhecem e não há como se comunicarem entre si até o final da partida. Esse isolamento faz todo o sentido, uma vez que seria muito injusto para o serial killer e uma grande vantagem aos quatro sobreviventes poderem falar livremente entre si, revelar a posição do assassino e elaborar táticas.


Come to Freddy

O que a princípio para o slasher parece desvantajoso, rapidamente se revela o contrário. Tanto Freddy quanto cada um dos demais assassinos possui Poder e Vantagens (Perks) únicas, além de saberem a localização de cada um dos motores, se tornam destacados em vermelho.

O poder de Freddy se chama Demônio dos Sonhos e faz com que o personagem passe a maior parte do tempo invisível, como se estivesse no mundo dos sonhos, mas é capaz de ferir ninguém. Os Sobreviventes, no entanto, conseguem sentir sua proximidade, pois ouvem soar de uma música. Ao serem vítimas de seu poder, os jogadores sofrem alucinações durante alguns segundos até que finalmente eles podem ver o serial killer, que pode temporariamente, feri-los e fica a par de sua localização, mesmo esteja escondido ou distante.

A escolha foi perfeita, seu poder não poderia ser outro, afinal de contas, estamos falando de Freddy Krueger um assassino que não possui mais forma física e só consegue matar suas vítimas enquanto estão dormindo. Isso faz com que Demônio dos Sonhos seja, ao mesmo tempo, grande trunfo desse assassino, pois você só pode colocar para dormir um sobrevivente de cada vez, logo os demais podem consertar os motores ou resgatar seus companheiros sem sofrer grandes riscos, tudo isso bem debaixo do seu nariz.

Freddy também possui três vantagens únicas, que podem ser adquiridas à medida que ela aumenta seu nível: Sangue Quente, Lembre-se de Mim e Guardião de Sangue.

A primeira, como próprio nome diz, deixa Freddy com raiva, então, toda vez que os sobreviventes completarem o conserto de um gerador, Sangue quente fica mais poderosa e concede um bônus para ações agarrar sobreviventes, quebrar vigas de madeira e correr.

Lembre-se de Mim torna o assassino obcecado por um determinado sobrevivente, cujo semblante fica destacado na tela, do início ao final da partida. Toda vez que você causa dano a sua obsessão, o tempo de abertura de Portões de Saída é aumentado para o máximo.

A última vantagem faz com que, após os geradores serem consertados, caso Freddy tenha capturado alguém, uma entidade sobrenatural bloqueie, temporariamente, a saídas com seus tentáculos, impedindo que os sobreviventes escapem. Isso surpreenderá os jogadores que nunca disputaram uma partida contra esse slasher e dá mais uma oportunidade de caçar os sobreviventes restantes.


I'm gonna be here when you wake up

Quentin Smith pode não ser tão experiente e querido quanto Nancy Thompson, mas com certeza ele será melhor chance do grupo sobreviver às investidas de Freddy.

Os Sobreviventes não têm poderes como os assassinos, mas eles podem usar vantagens, habilidades especiais, e itens, que variam desde lanternas, que cegam temporariamente seu perseguidor, a caixas de ferramentas, que são usados para consertar os geradores mais rapidamente.

Esses itens podem ser adquiridos de duas maneiras, ou aumentando o nível do personagem ou  ser encontrados em baús espalhados pelas fases. O problema é que você terá que investir certo tempo vasculhando essas arcas e com certeza fará barulho, o que pode chamar atenções indesejadas. E é exatamente aí que entra a vantagem Farmácia possuída por Quentin.

Farmácia permite ao personagem encontrar itens rapidamente, além de abafar parte do barulho. A Vantagem também garante um Kit Médico Emergencial ao término de sua primeira procura em um baú.

Como se isso não fosse o bastante, a vantagem Vigília faz com que os aliados próximos a Quentin recuperem-se mais rápido de efeitos negativos comumente provocados por certos slashers como Exausto, Hemorragia, Ferido, Incapacitado e Cegueira.

Por fim, o garoto tem uma vantagem para combater, em especial aos poderes de Freddy. Seu nome é Acorde!, que é habilitada quando todos os geradores estiverem reparados, revelando os Portões de Saída sua aura para os outros sobreviventes dentro do alcance. Enquanto esta vantagem estiver ativa, você poderá abrir os Portões de Saída mais rápido.

Em outras palavras, você pode não querer jogar com Quentin, devido a suas vantagens serem focadas mais em Freddy do que outros assassinos, porém, com certeza, o quererá como seu aliado, uma vez que ele é um dos melhores personagens de suporte.


There was a man at the preschool and his name was Fred Kruger

The Badham Preschool era um centro de aprendizado localizado na cidade norte-americana de Springwood, Ohio. O lugar foi alvo de um grande escândalo que alcançou seu auge em 1995 , quando o jardineiro, Freddy Krueger, foi acusado de molestar as crianças da classe da Senhorita Winton.

Depois da Instituto Memorial Léry, Badham school é um dos cenários que mais proporcionará esconderijos. Composto de dois grandes prédios, cercas brancas e um pequeno parque infantil, ele é uma ótima pedida aos Sobreviventes menos ousados.


Pesadelo pós-lançamento

Após o lançamento de A Nightmare on Elm Street, Freddy foi considerado um dos personagens entre os assassinos. No entanto, aquilo que era para ser algo positivo e desafiador, acabou se tornando um verdadeiro pesadelo para os fãs do slasher.

Depois de inúmeras reclamações por parte, principalmente de jogadores novatos e veteranos de menor habilidade, os poderes do personagem foram enfraquecidos com o objetivo de balancear o jogo. Agora Freddy demora mais tempo para fazer com que suas vítimas adormeçam e enquanto estão dormindo as vítimas não podem mais ser localizadas tão facilmente.

O fato é que ser bem sucedido em um confronto contra Freddy exige técnicas mais ousadas e que normalmente não são bem sucedidas contra outros slashers. A principal delas é se aproveitar a transição entre vigília e o mundo do sonho para agir, afinal de contas, Freddy não pode colocar duas pessoas para dormir ao mesmo tempo, com isso é possível realizar várias manobras como salvar um amigo em apuros ou recuar.

De qualquer maneira, apesar desse empecilho, Krueger continua sendo uma ótima opção principalmente contra aqueles jogadores mais desatentos ou com síndrome de herói, que insistem em resgatar seus amigos mesmo quando você está muito próximo.


Um novo amanhecer

Desde seu lançamento, em meados do ano passado, Dead by Daylight vem se destacando não apenas entre os jogos terror, mas também entre os multiplayers online e não é para menos. Nos últimos meses ele nos trouxe grandes nomes indústria cinematográfica como Michael Mayers, Letaherface e agora Freddy Krueger. Personagens cuja participação surpreendeu a todos por se tratar de um projeto pequeno, de baixo orçamento, desenvolvido por um estúdio pouco conhecido.

Sua dedicação em ouvir a opinião do público, as constantes atualizações e desenvolvimento de novos conteúdos de qualidade fizeram com que sua popularidade e número de vendas alcançassem até mesmo títulos muito aguardados como Friday the 13th: The Game (Multi).

Sendo assim, recomendo tanto o jogo Dead by Daylight quanto sua DLC a Nightmare on Elm Street a todos os fãs do gênero terror e àqueles que apreciem um bom desafio multiplayer. Mas não se esqueça, sempre fique acordado após as partidas, pois nunca se sabe quando o pesadelo lhe afligirá.


Qualidades:

  • Presença de um dos mais famosos e queridos slashers;
  • Poderes e Mecânicas inéditas;
  • Cenário rico em detalhes e propício para se esconder.

Defeitos:

  • Sobrevivente desconhecido ou pouco apreciado;
  • Enfraquecimento de Freddy.


Dead by Daylight: A Nightmare on Elm Street – PC/PS4/Xbox One - Nota: 8,5

Capa: Victor Pereira (Ryo)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.