Header Ads

[Review] Penarium

Quebre barris, escape de armadilhas e torne-se o Campeão, ou morra tentando.

O circo chegou na cidade! Venha assistir ao banho de sangue!

Se você gosta de jogos como Battleblock Theater (Multi) ou Bloody Trapland (PC), aperte o cinto e prepare-se para sofrer bastante jogando Penarium (Multi), um game para masoquistas que não conseguem largar o jogo enquanto não superam seus desafios.

Dos mesmos criadores de Yooka-Laylee (Multi) e Worms (Multi), a Team17 publicou Penarium em conjunto com a desenvolvedora Self Made Miracle. O resultado é um game de plataforma e reflexos que você irá amar, odiar, ou ambos.

Não aceite nada de estranhos

A história gira em torno de Willy, um garoto que, aparentemente, não conhece esse ensinamento, sendo um simples garoto da roça que morava com seu pai e almejava aventurar-se. Quando vagões de transporte de um circo passam perto de sua fazenda, seu Diretor lhe oferece uma oportunidade. Sem pensar duas vezes, ele aceita o convite e é jogado dentro de Penarium. O que não se esperava é que o lugar fosse um circo violento, onde sangue e vísceras dos participantes eram o principal atrativo para a platéia. O garoto se vê preso, e a única oportunidade de escapar e voltar para seu pai e seu antigo lar será tornando-se o Campeão.

O modo campanha é composto por três mundos, cada um dele com dez fases. À medida em que o jogador vai vencendo os desafios, novas áreas são desbloqueadas, com armadilhas mais rápidas e mortais. Willy tem apenas um pulo duplo em seu arsenal, e terá que destruir barris, estourar balões, e até mesmo que ficar, literalmente, sob os holofotes enquanto avança. Certas fases possuem armadilhas aleatórias, outras não, e a execução de algumas é tão mal feita que o game acaba irritando mais do que divertindo.
Você morre. Muito.



O fantástico mundo de Penarium

Como vários outros jogos para Android e outras plataformas que seguem o mesmo estilo, Penarium tem o bom e velho gráfico pixelado. Essa forma visual sempre me atraiu. Sword & Sworcery (Multi), Terraria (Multi), Stardew Valley (Multi) são todos jogos com estilos gráficos muito parecidos, mas com mecânicas diferentes, e é algo que combina com o game. Com todo o sangue e violência, os gráficos e o Diretor tiram a seriedade da situação, na qual Willy se encontra, e transformam isso em humor.

Cada cenário de Penarium é visualmente atraente, possui um charme próprio. As animações tornam aquele mundo vivo, como o cenário de um jogo de luta. Para adicionar imersão, as cutscenes do game tem uma dublagem de boa qualidade. A trilha sonora também é uma ótima adição, embora rapidamente se torne repetitiva, por falta de variedade.

Um aspecto que também chamou bastante atenção são os controles que respondem muito bem. Se você for ágil, talvez sua estadia nesse circo não seja tão penosa. Ao contrário de jogos que possuem fases iguais e incentivam o jogador a aprender a sequência dos movimentos, Penarium exige coordenação e reflexos. Dedos rápidos são essenciais para escapar dos mísseis, vespas e estrelas ninjas.
Tá saindo da jaula o monstro!



Liberte-se!

Se achou que a Campanha era tudo que o jogo tinha para oferecer, se enganou. Embora a versão para Android não possua um modo multiplayer, o jogador ainda pode aventurar-se no Arcade. É pura sobrevivência sem limite de tempo, no qual é necessário quebrar a maior quantidade de barris possíveis, sem sucumbir à mortalidade das armadilhas. Cada barril derruba moedas, que podem ser coletadas e trocadas por melhorias, na loja. Esses upgrades, na forma de cartas, aumentam a capacidade de sobrevivência de Willy, seja permitindo que o mesmo voe, adicionando plataformas, ou até mesmo conjurando uma armadura.


A vida é difícil para garotos raptados pelo circo.

Penarium é um game para quem gosta de dificuldade, embora o potencial de frustração seja imenso. O visual é atraente, e as cutscenes dubladas são uma ótima adição. Os controles respondem bem, o que é essencial para escapar das armadilhas, mas o design de alguns dos desafios é muito frustrante. Será que tens o que é capaz para tornar-se um Campeão?

Qualidades:

  • Os controles respondem bem;
  • O modo Arcade dá o efeito replay;
  • Dificuldade elevada;
  • Estética atraente.

Defeitos:

  • Dificuldade elevada;
  • A hitbox de Willy é grande;
  • Modo Campanha curto;
  • Trilha sonora repetitiva.

Penarium — PC/PS4/XONE/iOS/Android — Nota: 6.5

Revisão: Manoel Siqueira

* Este texto foi produzido a partir de uma chave cedida pela assessoria de imprensa para a versão de Android.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.